Políticas contábeis e seu impacto na preparação das demonstrações financeiras em um município do Peru
DOI:
https://doi.org/10.35622/j.rg.2021.02.003Palavras-chave:
Demonstrações financeiras, padrões internacionais, setor público, políticas contábeisResumo
O objetivo foi determinar a incidência da aplicação das políticas contabilísticas do setor público na preparação das demonstrações financeiras do Município de Pillpinto. Para tal, foram descritas as formas de aplicação das políticas contabilísticas na preparação e apresentação da situação jurídica e técnica dos ativos, passivos e patrimônio líquido da entidade. Foi aplicado o método do tipo analítico descritivo, através da análise das demonstrações financeiras e da descrição através do levantamento do conhecimento das políticas contabilísticas ao pessoal que trabalha na entidade. É apreciado que a incidência da aplicação das normas internacionais de contabilidade para o setor público (IPSAS) e outras políticas contábeis na preparação das demonstrações financeiras do município é deficiente. 49% dos profissionais não aplicaram adequadamente as IPSAS e outras políticas contábeis na preparação da informação contábil porque 56% dos servidores públicos desconhecem essas normas. Constatou-se a aplicação das normas internacionais de contabilidade para o setor público na preparação das demonstrações financeiras. Portanto, as informações apresentadas por esses documentos são deficientes para a tomada de decisão, uma vez que não possuem as características qualitativas exigidas. Para suprir esta deficiência, devem ser aplicados treinamentos, avaliações e respectivas sanções aos profissionais responsáveis pelo processo contábil. Se o objetivo é garantir a aplicação das políticas contabilísticas de forma correta e atempada, deve haver controlo interno nas unidades que tratam da informação contabilística.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nadia Choquehuayta, Nancy Martell, Yoshia Martell
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
LOS AUTORES RETIENEN SUS DERECHOS:
- Los autores retienen sus derechos de marca y patente, y tambien sobre cualquier proceso o procedimiento descrito en el artículo.
- Los autores retienen el derecho de compartir, copiar, distribuir, ejecutar y comunicar públicamente el artículo publicado en Gestionar: revista de empresa y gobierno (por ejemplo, colocarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial.
- Los autores retienen el derecho a hacer una posterior publicación de su trabajo, de utilizar el artículo o cualquier parte de aquel (por ejemplo: una compilación de sus trabajos, notas para conferencias, tesis, o para un libro), siempre que indiquen la fuente de publicación (autores del trabajo, revista, volumen, número y fecha).